A Secretaria de Saúde e de Assistência Social realizou nesta segunda-feira, dia 24, o Dia Roxo, evento dedicado à conscientização quanto à necessidade de prevenir o mal de Alzheimer, o qual atinge, principalmente, a população acima de 65 anos. A proposta, que reuniu cerca 70 pessoas da cidade e das comunidades do interior, foi realizada no Salão Paroquial do município e destinada para pessoas acima de 50 anos.
A tarde iniciou com orientações sobre o tema conduzidas pela enfermeira da UBS, Emanuella Vargas, e pela psicóloga do CRAS, Eduarda Rui. Na sequência, uma série de atividades de estímulo cognitivo, indicadas como prevenção ao Alzheimer, foram conduzidas pela Secretária de Saúde e de Assistência Social, Edilaine Fátima Vieira de Souza. Segundo ela, a iniciativa auxilia na promoção da saúde preventiva no município, já que, ao informar as pessoas sobre sintomas e formas de prevenção à doença, assegura maior agilidade no seu diagnóstico e no seu tratamento. Esse processo, então, contribui diretamente para a promoção da qualidade de vida da população, além de incentivar a convivência e a integração dos participantes.
Também participaram da organização e da condução do Dia Roxo: Vice-prefeita e Chefe de Gabinete em exercício, Drª Neusa Biavatti Cavedon; Coordenadora do CRAS, Tania Mara Toscan da Silva; Primeira-dama, Maura Coradin Pandolfo; e representante da EMATER, Salete Hoffmann.
O Dia Roxo faz parte de um programa municipal em que, todos os meses, realiza-se uma campanha na área da saúde. No próximo mês, acontecerá o Março Lilás, momento em que a saúde da mulher será tratada com maior atenção em um movimento de conscientização sobre o câncer de colo de útero.