Mapas e Dados Voltar

DADOS GEOGRÁFICOS

André da Rocha é o divisor da Serra Gaúcha com os Campos de Cima da Serra. Suas coordenadas geográficas são: 28 37’ 50” de latitude Sul e 51 34’ 18” de longitute.

 

O município de André da Rocha situa-se na Encosta Superior do Nordeste, funcionando como um divisor entre a Serra e o início dos Campos de Cima da Serra. Possui uma superfície territorial de 322 km quadrados. Limita-se com Lagoa Vermelha ao norte, Protásio Alves e Nova Prata ao Sul, Muitos Capões a leste, Ipê a sudeste e Guabiju a Oeste.
 
Relevo
             Apresenta um relevo de Planalto em que predominam as coxilhas levemente onduladas em sua maior parte, com uma pequena área mais acidentada próxima ao Rio Turvo. A altitude média está na faixa dos 800 metros em relação ao nível do mar.
 
Clima
            Clima temperado com as quatro estações bem definidas, invernos rigorosos e verões amenos.
 
Hidrografia
            O rio mais importante é o Turvo, afluente do Rio das Antas. O município é banhado por mais dois rios: o da Prata e o Chimarrão.
 
Vegetação
            As matas nativas são repletas de araçás, camboins, canelas, camboatás, pitangueiras, cerejeiras, sendo que os pinheiros sobressaem soberanos em toda a região.
 
População
Classifica-se como um dos municípios de menor população do Estado. 1266 habitantes, segundo o IBGE 2007, sendo distribuídos 33,6% na zona urbana e 66,4% na zona rural.