A escola é um espaço onde as aprendizagens vão além dos conteúdos programáticos: ela também deve ser ambiente para que o aluno aprenda sobre suas relações consigo e com o outro, bem como construa de responsabilidade e respeito. É, portanto, um local onde adquirimos conhecimentos importantes para todos os âmbitos da nossa vida, incluindo a saúde.
Por isso, no dia 12 de novembro, a equipe da Unidade Básica de Saúde de André da Rocha realizou mais uma importante ação pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Guiada pela Dra. Kely Vincenzi, pelo Dr. Luis Henrique Cuchi e pela técnica em enfermagem Kátia Ribeiro Lima, a proposta aconteceu na Escola Municipal Dr. Manoel Vieira da Fonseca junto aos estudantes do 5º ao 9º ano.
Na pauta, estiveram temas essenciais como sexualidade, saúde física e emocional e autocuidado. O encontro possibilitou momentos de troca, esclarecimento de dúvidas e construção de conhecimento, fortalecendo a confiança dos alunos nos profissionais e incentivando uma postura consciente em relação ao próprio corpo e às relações sociais.
Importante ressaltar que a atividade, que integra as Secretarias de Saúde e Educação, foi conduzida com muita responsabilidade e com linguagem acessível ao público jovem. Para melhor acolhimento e foco nas demandas específicas, as orientações foram realizadas separadamente com meninas e meninos.
Como forma de estímulo às práticas de autocuidado, ao final da atividade cada estudante recebeu um mimo: desodorante para os meninos e sabonete íntimo para as meninas.
A Administração Municipal reforça que iniciativas como esta são fundamentais para a formação integral dos estudantes, oferecendo informação, cuidado e apoio para que cresçam de forma consciente, saudável e preparada para os desafios da vida.